Este blog é parte integrante da Blogolândia do Espaço Internético. Explore este espaço!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Aos donos de supermercados, mercearias, vendinhas, quitandas e barracas de feira...

Um dia desses eu estava conversando com um funcinário do "Carrefour" e ele me contava sobre a imensa quantidade de mercadoria que vai pra "quebra"!

"Quebra" é como eles chamam os produtos que sobram, que não foram vendidos. Eles os jogam fora! Isso mesmo... carnes, peixes, verduras... Ficam lá até estragar e depois vão pro lixo!

Fiquei pesando em quantos boizinhos são assassinados em vão... Quantos peixinhos são pescados em vão, tirados da água que os permite viver... pra irem parar no lixo.

Pouco a pouco estou me tornando vegetariana, então esta questão mexe profundamente comigo. Quantas vidas tiradas pra nada! Apenas pra sustentar a ganância dos ricos comerciantes! Sem generalizar, como bem disse o poeta da música, Cazuza: "A burguesia fede". Fede a carne podre, a peixe podre!

Mas não precisa feder! Isso pode mudar! Muitos comerciantes já fazem isso que eu vou propôr aqui. Aposto que eles são mais prósperos e felizes!

MINHA PROPOSTA:
Quando o dono (ou gerente ou supervisor) do mercado/supermecado, enfim, do estabelecimento comercial perceber que determinados produtos não vão vender, não os deixe estragar, apodrecer nas prateleiras pra depois ir pro lixo.

DOEM ESSES PRODUTOS PRAS PESSOAS QUE PASSAM NECESSIDADE.

Sejam carnes, peixes, legumes e verduras (que muitas vezes são colhidos em vão também porque apodrecem e vão pro lixo), biscoitos, mantimentos, ovos, leite, iogurtes (laticíneos em geral), e até produtos de higiene pessoal ou de limpeza.

A validade está vencendo? Dá pra ver que vai encalhar?

DOEM antes que a validade vença!

É inaceitável que tanta COMIDA (principalmente) seja jogada fora, desperdiçada, em um país como o nosso onde TANTA GENTE PASSA FOME!

E isso não é demagogia, É A REALIDADE!

Por isso, ajamos AGORA. "É pra ontem"!

E isso bem que poderia virar lei: uma lei que obrigasse todos os supermercados, mercados e etc a não jogarem produtos (principalmente comestíveis - e mais principalmente ainda carnes, peixes, legumes, frutas e verduras) no lixo desnecessariamente. Isso vale pra feirantes também! Primeiro deve ser feita uma campanha de conscientização desses comerciantes. E mais tarde, se a campanha não surtir o efeito desejado, LEI NELES!

Fica aqui a idéia... Quem aprovar, agora é colocar em prática.

Comerciantes: DOEM SEUS PRODUTOS CUJA VALIDADE SE APROXIMA.

Políticos: FAÇAM DISSO UMA CAMPANHA E DEPOIS SE NECESSÁRIO, UMA LEI.

Cidadãos: COBREM ESSA ATITUDE DOS COMERCIANTES E AÇÃO DOS POLÍTICOS.

Com uma nova postura, uma nova mentalidade, uma nova atitude, e uma nova CONSCIÊNCIA, de vagarzinho e JUNTOS conseguiremos mudar o mundo pra melhor!

Eu acredito. E você?
Acredita também? Então se mexa! rsrsrs
Parado, só pensando a gente não muda nem de roupa!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário